Portal oficial RCC Bragança Paulista

ENCONTRO DE FORMAÇÃO 2018

Primeiro Encontro de Formação 2018 da Diocese de Bragança Paulista

 

 

 

No último dia 15 deste mês, aconteceu o 1º Encontro Diocesano de Formação para Formadores, ministrado por membros do núcleo do Ministério de Formação da RCC do Estado de São Paulo.

Mais de 75 servos de toda a nossa diocese estavam presentes, líderes dos mais diversos ministérios e coordenadores de Grupos de Oração das cidades que compõem a diocese.

O objetivo principal foi fortalecer, em Deus e nas diretrizes nacionais do nosso movimento, o aprendizado sobre a importância da formação na vida do servo da RCC, para alcançar o engajamento e compromisso necessário com nosso movimento e principalmente com a nossa mãe igreja.

Momentos de aprendizado e oração, sempre em comunhão com os irmãos, assim foi aquele domingo que proporcionou experienciar um novo ardor missionário e evangelizador.

Através dos formadores enviados pelo núcleo estadual, as lideranças puderam entender melhor o passo a passo de cada ação evangelizadora nos grupos de oração e ministérios, e a importância do processo formativo para a missão de cada pessoa que se coloca a serviço.

Um dos pontos em que ficou muito claro a importância da formação na vida do movimento é que o processo de formação vem para auxiliar o servo a conhecer melhor a vida de Jesus e ter esse encontro pessoal através desse conhecimento. Tudo isso, leva o servo a reconhecer, acolher, interiorizar, desenvolver e replicar essa experiência e também todos os valores que constituem a identidade da Renovação Carismática Católica.

Todo esse processo formativo, que vem com a forte proposta de se desenvolver a Escola de Formação Permanente, é primeiramente fruto do Espírito Santo de Deus que move a cada um dos membros de nosso movimento, formando homens e mulheres cheios de poder e autoridade para disseminar  a cultura de Pentecostes a todos aqueles que não conhecem.

Assim, esse processo é ainda, baseado nos documentos oficiais da igreja e nas cartas e exortações apostólicas desenvolvidas ao longo dos anos pelos papas. Podemos citar a primeira exortação apostólica do Papa Francisco, que trata do anúncio do Evangelho nos tempos atuais, muito usado para nortear os trabalhos de formação da RCC.

“Para que a formação que ministramos possa tocar o coração dos irmãos e alimentar neles uma profunda transformação, a prioridade não é o domínio das técnicas, mas viver ainda no Espírito.” (Evangelli Gaudiun)

“Fica claro, que o resultado que se busca com todo o processo formativo, são homens e mulheres capazes de propagar essa cultura de Pentecostes, inerente à santa mãe igreja, ou seja, de nada nos adianta sermos profissionais exemplares e não estarmos abertos à vida nova no Espírito. O processo formativo, deve nos moldar na forma de Deus e nos preparar por completo, tecnicamente sim, mas principalmente, espiritualmente. E os formandos hoje, serão os próximos formadores.” – Cláudio Roberto dos Santos – Coordenador Diocesano do Ministério de Formação.

Hoje, nossa diocese tem a graça de poder proporcionar todas essas formações aos servos que desejam ser cada vez mais preparados para contribuir com o melhor de si.

“Louvo e bendigo a Deus pela vida e missão de cada membro do núcleo diocesano, nas pessoas do Rinaldo e do Cláudio, também por toda a equipe de formação da RCC estadual que se disponibilizou a partilhar conosco aquilo que lhes foi confiado.” Marcos Mendes – Coord. Ministério de Formação Regional Atibaia.

Que possam todos, líderes e servos, formadores e formandos, aprender e se deixarem ser formados por Maria, a Formadora por excelência, pois foi responsável pela formação de Jesus.

 

SLIDES APRESENTADOS DURANTE A FORMAÇÃO